BIOBIBLIOGRAFIA

 

Títulos honoríficos, homenagens e louvores

  • Em 1975 foi condecorado pelo Presidente da República da Roménia com a Ordem de Tudor Vladimirescu.
  • Em 1986 foi agraciado pelo Presidente da República Federativa do Brasil com a Ordem do Rio Branco.
  • Em Fevereiro de 1999 a Associação dos Advogados de Minas Gerais concedeu-lhe o Diploma e a Comenda Professor Gerson Boson, como “personalidade de destaque no ano de 1998”, pelos “relevantes serviços prestados à causa pública e ao aprimoramento das instituições democráticas e jurídicas”.
  • Em 2 de Fevereiro de 2000, a Direcção e o Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN) votaram um “Preito de Reconhecimento e Louvor”, sublinhando a sua acção na direcção e coordenação de sucessivos projectos de cooperação.
    Mais tarde, teve a enorme alegria de assistir à inauguração de um auditório da FDUAN ao qual a Direcção desta Faculdade decidiu atribuir o seu nome, gesto de generosidade e amizade de que muito se honra. 
  • Em 19 de Fevereiro de 2002, o Conselho da Faculdade de Direito/Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, concedeu-lhe Voto de Louvor, ”pela contribuição decisiva ao intercâmbio científico e cultural entre as instituições [a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Direito da UFPR], conforme aprovado por unanimidade.”
  • É Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas (2005), da Universidade Federal do Paraná (Março/2007), da Universidade Federal da Paraíba (Setembro/2011).
  • Em Maio de 2011 recebeu, em cerimónia pública, o Sigillo d’Oro da Università Degli Studi di Foggia.
  • De 24 a 26 de Abril/2008, a Universidade Federal da Paraíba e o UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa) organizaram, na capital da Paraíba, o 1º Congresso Paraibano de Direito Económico em Homenagem a António José Avelãs Nunes.
  • Em 2009, por ocasião do seu 70º aniversário e consequente Jubilação como Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra, um grupo de Colegas e Amigos brasileiros (Profs. Aldacy Coutinho, Eros Grau, Fernando Scaff, Francisco Amaral, Jacinto Miranda Coutinho, Lenio Streck, Luiz David Araújo, Luiz Edson Fachin e Paulo Neto Lobo) organizaram um LIBER AMICORUM – Homenagem ao Prof. Doutor ANTÓNIO JOSÉ AVELÃS NUNES, no qual colaboraram 51 professores de várias Universidades brasileiras, editado pela Coimbra Editora, Coimbra-São Paulo/2009 (1.019 págs).
  • Em Março de 2010 o Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito e o Instituto Brasileiro de Pesquisas Jurídicas concederam-lhe a Medalha do Mérito Levi Carneiro, “por sua relevante influência na formação do pensamento moderno e por sua contribuição para o intercâmbio jurídico entre Brasil e Portugal.”
  • Em 23 de Março de 2010, o Tribunal Regional da Trabalho da 8ª Região conferiu-lhe o Grau de Comendador da Ordem do Mérito Jus et Labor.
  • Em 22 de Junho de 2011 o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI concedeu-lhe o título de Associado Honorário, “em recompensa aos relevantes serviços prestados à pesquisa e à pós-graduação em Direito no Brasil”.
  • Em 15 de Novembro de 2011 foi homenageado, em cerimónia pública, pelo GRUPO COIMBRA DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, por ocasião da Assembleia Geral realizada em Maceió.
  • Em 18 de Março de 2014 tomou posse como Membro Honorário da Academia Brasileira de Ciências Jurídicas, honraria que lhe tinha sido atribuída por voto unânime da Direcção da Academia.
  • O Volume LVII (2014) do Boletim de Ciências Económicas (revista especializada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) é um Volume de HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR ANTÓNIO JOSÉ AVELÃS NUNES (Três tomos, 3.461 páginas).
  • No dia 20 de Dezembro de 2017, o Consejo de Gobierno da Universidad de Valladolid concedeu-lhe o título de Doutor Honoris Causa, tendo-se realizado no dia 5 de Julho de 2018, no Paraninfo da Universidad de Valladolid, a Cerimónia Solene de investidura, presidida pelo Magnífico Reitor, Doutor Antonio Largo Cabrerizo. Foi seu Padrinho o Doutor Marcos Sacristán Represa, Professor Catedrático Jubilado da Facultad de Derecho da UVA, ex-Reitor da Universidad de Burgos e ex-Reitor da Universidad de Valladolid.