BIOBIBLIOGRAFIA

 

Carreira Académica

 

  • Concluiu a Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) em Outubro de 1962.

    Com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou, na FDUC, em 1962/63, o Curso Complementar de Ciências Jurídicas, que viria a concluir em 1968, depois de cumprido o serviço militar obrigatório, com a classificação de Muito Bom (dezoito valores).

    Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, trabalhou em Paris no Institut de Science Économique Appliquée (Paris, 1973/74), sob a orientação do Prof. François Perroux, com vista à preparação do doutoramento.

    Em 3 de Maio de 1984 defendeu, em provas públicas, na FDUC, uma dissertação sobre Industrialização e Desenvolvimento - A Economia Política do ‘Modelo Brasileiro de Desenvolvimento’, tendo obtido o grau de Doutor em Direito (Ciências Económicas). Dois membros do Júri votaram a sua reprovação, por o considerarem um “cientista comprometido”, que, por isso, não tinha lugar na Universidade.

    Em Dezembro de 1994 prestou provas públicas na FDUC, com vista à obtenção do título de Agregado em Direito (Ciências Económicas), tendo sido aprovado por unanimidade.