Mensagem ao Conselho Português para a Paz e a Cooperação
Texto lido na reunião de 22 de abril de 2017, na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia da Paz.

Intervenção na Abertura do Forum Social Mundial
Porto Alegre, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, 23 de janeiro de 2018

Homenagem a José Lopes de Almeida

A Revolução de Outubro – A Semente do Futuro

Texto que serviu de apoio à intervenção do autor no Seminário Socialismo, exigência da actualidade e do futuro, que decorreu no dia 17.6.2017 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

A chamada Crise Académica de 1962

Neoliberalismo e Democracia

Este texto serviu de apoio à Conferência de Encerramento da Conferência Internacional sobre o 50º Aniversário dos Pactos Internacionais dos Direitos Humanos, organizada pela Associação Internacional de Juristas Democratas e pela Associação Portuguesa de Juristas Democratas, que decorreu na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entre 10 e 12 de Novembro de 2016.

A coisa aí está preta, pá...

Solidariedade com o Povo Brasileiro

Sair do Euro é Preciso

Comunicação enviada, a pedido da Organização, para um Encontro Internacional realizado em Barcelona (10.10.2015), promovido pela Plataforma Salir del Euro.

Crónica em Tempo de Guerra

Escrevi esta ‘crónica’ enquanto decorria o dramático processo de ‘negociações’ entre os países e instituições credores da Grécia e o governo deste país, eleito com um mandato para pôr termo à austeridade que arruinou a economia do país e provocou uma grave crise social. O texto inicial sofreu, entretanto, ligeiras alterações.

Na luta, com Vasco Gonçalves

Intervenção lida no cemitério do Alto de São João (Lisboa), junto à campa do General Vasco Gonçalves, no dia em que passa o 10º aniversário sobre a sua morte (11.6.2015).

Je suis Charlie?

Setenta anos depois da derrota do nazi-fascismo, “na Europa fala-se alemão”

Texto publicado na Revista PERCURSOS, Ateneu de Coimbra, Dezembro 2015, 221-254, e na Revista Vértice, n.º 175, Abril-Junho/2015, 5-29.

Vale a pena lutar pelos valores de Abril!

Intervenção na sessão realizada no dia 25 de Abril de 2014 no Auditório da Universidade de Coimbra, na qual usaram também da palavra o Coronel Lestro Henriques (representante do MFA em Coimbra após o 25 de Abril) e o Reitor da Universidade de Coimbra, e na qual foi apresentado pelos autores (Texto: Victor Costa; Imagens: Alexandre Ramires) o livro A Força do Povo – O 25 de Abril em Coimbra (Editora Lápis de Memórias, Coimbra, 2014).

Depoimento, 2014.

Elogio Eros Grau, 2014

Vasco Igual a Povo

Intervenção numa sessão promovida pela Associação Conquistas da Revolução, no âmbito das Comemorações dos 40 Anos da Revolução de Abril, e realizada no Clube Fenianos do Porto em 7 de Abril de 2014.

Em defesa do Portugal de Abril que floriu em Maio

Intervenção numa sessão que decorreu no ISCTE, em Lisboa (26.2.2013), promovida pelo Movimento EM DEFESA DE UM PORTUGAL MODERNO E DESENVOLVIDO.

Escrito de homenagem ao Dr. Manuel Louzã Henriques, incluído em Manuel Louzã Henriques - Algures com Meu(s) Irmão(s)(M. Manuela Cruzeiro e Teresa Carreiro, Coimbra, Lápis de Memórias, 2013), 285-295.

Mensagem enviada à Assembleia Geral do Conselho Português para a Paz e Cooperação | Novembro de 2013

Elogio de Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, 2010.

Escrito de Homenagem ao Dr. Alberto Vilaça. inserido em Alberto Vilaça - 80 anos - O sentido que se dá à vida, Editora Calendário, 2009, 91-93.

Oração proferida na cerimónia pública de inauguração da rua Dr. Francisco Salgado Zenha, em Coimbra | 2004

Depoimento para o livro ADVOCACIA - O que fazer? coordenado pelo Sr. Alfredo Castanheira Neves (que fez uma Introdução), Minerva-Coimbra, 2001, 65-70.