BIOBIBLIOGRAFIA

Carreira Académica | Atividade Profissional. Carreira Docente | Atividades e Funções como Docente e Investigador da FDUC | Outras Atividades | Títulos honoríficos, homenagens e louvores | Trabalhos Publicados

 

Outras Atividades

  • Enquanto estudante, exerceu, durante o ano académico de 1961/62, o cargo de Diretor da Via Latina, jornal da Associação Académica de Coimbra, então reconhecido, pelo movimento associativo estudantil, como o “Jornal de todos os estudantes portugueses”. Por razões de ordem política, a Via Latina foi suspensa sine die,por ordem do Governo de Salazar, em maio de 1962.

    Antes da Revolução de 25 de abril de 1974 (Revolução dos Cravos), participou, em várias localidades do País, em conferências e colóquios sobre questões económicas e sociais, muitas vezes inseridas na luta dos intelectuais portugueses contra o fascismo.

    De 1970 a 1987 foi membro da Redação da Vértice, revista de inspiração marxista que então se fazia e publicava em Coimbra. A partir de 1988 (ano a partir do qual a revista transferiu a sua sede e a sua Redação para Lisboa) passou a integrar o Conselho Consultivo da revista, pertencendo atualmente ao seu Conselho Editorial.

    De maio a novembro de 1974 exerceu funções no Governo saído da Revolução dos Cravos, como Secretário de Estado dos Desportos e Acção Social Escolar.

    De dezembro de 1974 até 12 de setembro de 1975 exerceu as funções de Secretário de Estado do Ensino Superior e da Investigação Científica.

    Foi, durante vários anos, Presidente da Associação de Amizade Portugal-URSS, tendo sucedido no cargo aos Professores Henrique de Barros e Ruy Luís Gomes.

    É Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho Português para a Paz e Cooperação, da Associação Conquistas da Revolução e do IDET (Instituto de Direito do Trabalho e das Empresas, Faculdade de Direito de Coimbra). - Tem colaboração dispersa por vários jornais e revistas.