BIOBIBLIOGRAFIA

 

Títulos honoríficos, homenagens e louvores

  • Em 1975 foi condecorado pelo Presidente da República da Roménia com a Ordem de Tudor Vladimirescu.
  • Em 1986 foi agraciado pelo Presidente da República Federativa do Brasil com a Ordem do Rio Branco.
  • Em Fevereiro de 1999 a Associação dos Advogados de Minas Gerais concedeu-lhe o Diploma e a Comenda Professor Gerson Boson, como “personalidade de destaque no ano de 1998”, pelos “relevantes serviços prestados à causa pública e ao aprimoramento das instituições democráticas e jurídicas.”
  • Em 2 de Fevereiro de 2000, a Direcção e o Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN) votaram um “Preito de Reconhecimento e Louvor”, sublinhando a sua acção na direcção e coordenação de sucessivos projectos de cooperação.
    Mais tarde, teve a enorme alegria de assistir à inauguração de um auditório da FDUAN ao qual a Direcção desta Faculdade decidiu atribuir o seu nome, gesto de generosidade e amizade de que muito se honra. 
  • Em 19 de Fevereiro de 2002, o Conselho da Faculdade de Direito/Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, concedeu-lhe Voto de Louvor, ”pela contribuição decisiva ao intercâmbio científico e cultural entre as instituições [a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Direito da UFPR], conforme aprovado por unanimidade.”
  • É Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas (2005), da Universidade Federal do Paraná (Março/2007), da Universidade Federal da Paraíba (Setembro/2011).
  • Em Maio de 2011 recebeu, em cerimónia pública, o Sigillo d’Oro da Università Degli Studi di Foggia.
  • De 24 a 26 de Abril/2008, a Universidade Federal da Paraíba e o UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa) organizaram, na capital da Paraíba, o 1º Congresso Paraibano de Direito Económico em Homenagem a António José Avelãs Nunes.
  • Em 2009, por ocasião do seu 70º aniversário e consequente Jubilação como Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra, um grupo de Colegas e Amigos brasileiros (Profs. Aldacy Coutinho, Eros Grau, Fernando Scaff, Francisco Amaral, Jacinto Miranda Coutinho, Lenio Streck, Luiz David Araújo, Luiz Edson Fachin e Paulo Neto Lobo) organizaram um LIBER AMICORUM – Homenagem ao Prof. Doutor ANTÓNIO JOSÉ AVELÃS NUNES, no qual colaboraram 51 professores de várias Universidades brasileiras, editado pela Coimbra Editora, Coimbra-São Paulo/2009 (1.019 págs).
  • Em Março de 2010 o Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito e o Instituto Brasileiro de Pesquisas Jurídicas concederam-lhe a Medalha do Mérito Levi Carneiro, “por sua relevante influência na formação do pensamento moderno e por sua contribuição para o intercâmbio jurídico entre Brasil e Portugal.”
  • Em 23 de Março de 2010, o Tribunal Regional da Trabalho da 8ª Região conferiu-lhe o Grau de Comendador da Ordem do Mérito Jus et Labor.
  • Em 22 de Junho de 2011 o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI concedeu-lhe o título de Associado Honorário, “em recompensa aos relevantes serviços prestados à pesquisa e à pós-graduação em Direito no Brasil.”
  • Em 15 de Novembro de 2011 foi homenageado, em cerimónia pública, pelo GRUPO COIMBRA DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, por ocasião da Assembleia Geral realizada em Maceió.
  • Em 18 de Março de 2014 tomou posse como Membro Honorário da Academia Brasileira de Ciências Jurídicas, honraria que lhe tinha sido atribuída por voto unânime da Direcção da Academia.
  • O Volume LVII (2014) do Boletim de Ciências Económicas (revista especializada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) é um Volume de HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR ANTÓNIO JOSÉ AVELÃS NUNES (Três tomos, 3.461 páginas).
  • No dia 20 de Dezembro de 2017, o Consejo de Gobierno da Universidad de Valladolid concedeu-lhe o título de Doutor Honoris Causa, tendo-se realizado no dia 5 de Julho de 2018, no Paraninfo da Universidad de Valladolid, a Cerimónia Solene de investidura, presidida pelo Magnífico Reitor, Doutor Antonio Largo Cabrerizo. Foi seu Padrinho o Doutor Marcos Sacristán Represa, Professor Catedrático Jubilado da Facultad de Derecho da UVA, ex-Reitor da Universidad de Burgos e ex-Reitor da Universidad de Valladolid.
  • Em 13 de Dezembro de 2019, no XXVIII Congresso Nacional realizado em Belém, o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) ressalta a “trajetória do acadêmico português, catedrático jubilado da Universidade de Coimbra”, reconhecendo o seu “amplo trabalho de investigação, que perpassa temas do Direito e da História das Idéias Econômicas”, e “manifesta profundo agradecimento ao Professor Doutor António José Avelãs Nunes, pelos serviços prestados à pesquisa e à Pós-Graduação em Direito.”
  • Em sessão pública realizada no dia 18 de Novembro de 2019, foi homenageado pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA), no âmbito da Comemoração dos 20 anos do Curso de Direito, “em razão do carinho e dedicação ao Curso de Direito do CESUPA, pelas vezes que esteve em nossa instituição para ministrar conferências e lançar obras, constituindo-se no autor e conferencista internacional que mais vezes nos visitou ao longo destes anos.”