BIOBIBLIOGRAFIA

Carreira Académica | Atividade Profissional. Carreira Docente | Atividades e Funções como Docente e Investigador da FDUC | Outras Atividades | Títulos honoríficos, homenagens e louvores | Trabalhos Publicados

 

Títulos honoríficos, homenagens e louvores

  • Em 1986 foi agraciado pelo Presidente da República Federativa do Brasil com a Ordem do Rio Branco.

    Em fevereiro de 1999 a Associação dos Advogados de Minas Gerais concedeu-lhe o Diploma e a Comenda Professor Gerson Boson, como “personalidade de destaque no ano de 1998”, pelos “relevantes serviços prestados à causa pública e ao aprimoramento das instituições democráticas e jurídicas”.

    Em 2 de fevereiro de 2000, a Direção e o Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN) votaram um “Preito de Reconhecimento e Louvor”, sublinhando a sua ação na direção e coordenação de sucessivos projetos de cooperação.
    Mais tarde, teve a enorme alegria de assistir à inauguração de um auditório da FDUAN ao qual a Direção desta Faculdade decidiu atribuir o seu nome, gesto de generosidade e amizade que muito o honra. 

    Em 19 de fevereiro de 2002, o Conselho da Faculdade de Direito /Sector de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, concedeu-lhe Voto de Louvor, ”pela contribuição decisiva ao intercâmbio científico e cultural entre as instituições [a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Direito da UFPR], conforme aprovado por unanimidade”.

    É Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas (2005), da Universidade Federal do Paraná (março/2007), e da Universidade Federal da Paraíba (setembro/2011).

    Em 2008, a Universidade Federal da Paraíba e o UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa) organizaram em João Pessoa (24 a 26 de abril de 2008) o 1º CONGRESSO PARAIBANO DE DIREITO ECONÔMICO EM HOMENAGEM A ANTÓNIO JOSÉ AVELÃS NUNES

    Em 2009, por ocasião do seu 70º aniversário e consequente Jubilação como Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra, um grupo de Colegas e Amigos brasileiros (Profs. Aldacy Coutinho, Eros Grau, Fernando Scaff, Francisco Amaral, Jacinto Coutinho, Lenio Streck, Luiz David Araújo, Luiz Edson Fachin e Paulo Neto Lobo) organizaram um LIBER AMICORUM – Homenagem ao Prof. Doutor ANTÓNIO JOSÉ AVELÃS NUNES, no qual colaboraram 51 professores de várias Universidades brasileiras, editado pela Coimbra Editora, Coimbra-São Paulo/2009 (1.019 págs.).

    Em março de 2010 o Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito e o Instituto Brasileiro de Pesquisas Jurídicas concederam-lhe a Medalha do Mérito Levi Carneiro, “por sua relevante influência na formação do pensamento moderno e por sua contribuição para o intercâmbio jurídico entre Brasil e Portugal”.

    Em 23 de março de 2010, o Tribunal Regional da Trabalho da 8ª Região conferiu-lhe o Grau de Comendador da Ordem do Mérito Jus et Labor.

    Em maio de 2011 recebeu, em cerimónia pública, o Sigillo d’Oro da Università Degli Studi di Foggia.

    Em 22 de junho de 2011 o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI concedeu-lhe o título de Associado Honorário, “em recompensa aos relevantes serviços prestados à pesquisa e à pós-graduação em Direito no Brasil”.

    Em 3 de novembro de 2011 foi homenageado, em cerimónia pública, pelo GRUPO COIMBRA DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, por ocasião da Assembleia Geral realizada em Maceió.

    Em maio de 2013 foi eleito por unanimidade Membro Honorário da Academia Brasileira de Letras Jurídicas.

    O Volume LVII (2014) do Boletim de Ciências Económicas (revista especializada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) é um Volume de HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR ANTÓNIO JOSÉ AVELÃS NUNES (Três tomos, 3.461 páginas).