Vida Literária

 

Home
  Actividade Docente
  Vida Universitária
  Vida Fora da Universidade
Vida Fora do País
Publicações
Conferências
Vida Literária

     José Francisco de Faria Costa inicia a sua vida literária, sob o pseudónimo Francisco d'Eulália, com a obra Belém e outros escritos breves, editada em 1999 pela Quarteto Editora.

     A propósito deste primeiro livro Cristina Robalo Cordeiro disse [...] Nenhum "bavardage" aqui, no entanto, nenhuma palavra mais. Apenas a palavra certa que aspira à perfeição e à pureza, a palavra contida e concisa, a de uma escrita de brevidade. E a tentação é grande de procurar a etimologia grega da palavra com que o autor assume a sua autoridade de homem de letras e de a decompor nos dois elementos que a constituem: eu/lalia. Voltemos então ao nosso ponto de partida: Francisco d'Eulália (o escritor que não conhecíamos, o autor que acabámos de conhecer) não é então senão aquele que nos traz, em escritos breves, a palavra boa, a palavra feliz.

 

 

     Ainda sob o pseudónimo Francisco d'Eulália dá à estampa, em 2002, a obra A cor da manhã, também editada pela Quarteto Editora.    

     "Este livro é oferecido a um pássaro. Da Polinésia. Dizem uns que se chama pyau-pyau. Outros bau-bau. Nunca ninguém o viu. Juram. Todavia, todos sabem que existe há milhares de anos. Depois de longas e aturadas investigações inclino-me para que definitivamente se chame bau-bau, não tanto porque tenha uma certeza científica mas porque numa noite de luz intensa vi-o, lá, numa pequena ilha do sudoeste. Sublime, ao longe, em sonoridades únicas de bau-bau. Nunca me acreditaram. O que não é desrazoável e também não faz mal".

            
 

     Já em 2003, publica uma antologia das crónicas que escreve semanalmente para O Primeiro de Janeiro, editada pela Fólio Edições, sob o título A Razão das Coisas.

     No prefácio, escreve o Dr. Miguel Veiga que "estas «Crónicas» de Faria Costa, publicadas no diário «O Primeiro de Janeiro», no período compreendido entre Outubro de 2002 a Julho de 2003, apesar da sua cronologia, são o tempo abolido. Breves e eternas como certos encontros, os tais que há. Gosto deste trabalho rigoroso e pautado de rédea curta, e, no caso, de um volteio de grande precisão, de escultural e sedutora elegância plástica também com que Faria Costa trabalha, no seu manège, o cavalo alado e desobrigado no vento da literatura".

          
 

     A sua mais recente obra, publicada pela Fólio Edições em 2005, intitula-se Cartas a Sofia. Também aqui se trata de uma antologia dos textos publicados em O Primeiro de Janeiro, de 6 de Dezembro de 2003 a 31 de Julho de 2004.

     "Maravilhosamente vocacionadas para a escrita na água, não raro a mais pertinaz a actuante das escritas, afeitas a integrar um portfolio de nuvens de admirável esplendor, as Cartas a Sofia, de José de Faria Costa, invadem o silêncio com uma mão repleta de ideias de oiro, e retomam a fiação das efemérides que desencadearam o seu nascimento. Guardemo-las então na estante mais prezada, e mais acessível, da nossa biblioteca, aquela onde se arquivam os atestados de talento, e da meditação sobre ele, esses que sempre, e com renovada sede, voltaremos fatalmente a compulsar" são as palavras de Mário Cláudio, no prefácio que faz desta obra.

            

     "A Raiz do Teu Gesto" é o primeiro livro de poemas de Francisco d'Eulália. Com uma poesia comparável à de Casais Monteiro, como escreveu Manuel Alegre, à de Sophia de Mello Breyner, à de Sapho…

     Independentemente de quaisquer comparações que se possam fazer, a verdade é que, apesar das múltiplas influências, o seu estilo é único. Cada um dos poemas é um momento que nos envolve, irrepetível, cuja descrição faz reflectir uma pessoalização única da vida. Com um domínio exímio da musicalidade de cada palavra, cada sílaba, cada letra, "A Raiz do Teu Gesto" é uma melodia de entono sensorial, que canta quem o escreveu e encanta quem o lê.
     E o "outro" que domina o "eu" que escreve provoca os mais variados lugares, repletos de contrastes entre a cor e o negro, a luz e a sombra.

 

          
 

    

Dois anos após a sua última obra, “No Regaço da Memória” surge como o segundo livro de poemas de Francisco d’Eulália.

“(...) Na realidade, a poesia, a boa, a verdadeira, não seria o que é se não começasse por cegar o leitor, e particularmente o crítico, cuja tarefa é (justamente) a de esclarecer. (...) [Aqui] o poeta (...) visa um pequeno público de espíritos requintados e aptos a saborearem a sua virtuosidade, partilhando emoções raras (...). Não se trata pois de convencer nem tão pouco de fazer sonhar ou chorar, mas ao invés de acordar, de estimular a consciência do leitor ou do autor. (...) Exercício e jogo da inteligência, esta poesia «erudita» é uma arte da maturidade. (...) O pequeno número de textos, o pequeno número de palavras tão escolhidas de que se compõem não só impedem qualquer fadiga, mas acabam por criar o desejo de os relermos”, são as palavras de Cristina Robalo Cordeiro, na apresentação da obra.