Apresentação

Caros|as leitores|as e utilizadores|as,

O Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos congratula-se com o lançamento da primeira edição em língua portuguesa do Manual de Educação para os Direitos Humanos “Compreender os Direitos Humanos”.

A presente edição em língua portuguesa tem por base a versão inglesa da 3ª edição original do Manual, publicada em 2012 e editada por Wolfgang Benedek, sob os auspícios do Centro Europeu de Formação e Investigação em Direitos Humanos e Democracia (European Training and Research Centre for Human Rights and Democracy- ETC), em Graz, na Áustria.

Com este projeto pretende o IGC/CDH contribuir para uma difusão de informação teórica, prática e de acesso fácil relativa aos direitos humanos, na senda do artº 1º, nº 1, da Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Direitos Humanos, de 2011, segundo a qual “Todas as pessoas têm direito a saber, procurar e receber informações sobre todos os direitos humanos e liberdades fundamentais e devem ter acesso à educação e formação em matéria de direitos humanos”.

Sendo um livro essencialmente dirigido a todos os países de língua oficial portuguesa, este Manual inclui uma secção com referências bibliográficas e informação institucional relativa a estes países.

É também nosso objetivo proceder à divulgação do livro e do projeto em cada um desses países. Portanto, parece-nos um enlace natural a associação da organização da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a este projeto, cujo apoio institucional e financeiro muito nos honra. 

A nova brochura SPREADING THE WORD/REPANDRE LA PAROLE, disponível nas línguas inglesa e francesa, dar-lhe-á uma ideia geral sobre a utilização do Manual “Compreender os Direitos Humanos” na educação para os direitos humanos no mundo.