QUEM SOMOS?

 

A EQUIPA



Diretora de Projetos | Investigadora:
Mestre Carla de Marcelino Gomes

Assessora | Investigadora | Consultora em Educação para os Direitos Humanos
:
Mestre Catarina Gomes

Secretária | Relações Públicas:
Dra. Bárbara Alves

 

 

O Ius Gentium Conimbrigae


Com sede na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi criado, no ano de 1995, o Instituto de Direito Internacional e da Cooperação com os Estados e Comunidades Lusófonas - "IUS GENTIUM CONIMBRIGAE" (IGC), também designado por Centro de Direitos Humanos, desde 2000. O IGC, primeiro centro universitário de ensino e investigação na área dos Direitos Humanos, em Portugal, tem como finalidade principal estudar e compreender os problemas internacionais contemporâneos ligados aos Direitos Humanos e à Acção Humanitária.

Para além das actividades de investigação e publicação, o IGC é particularmente activo no ensino, por meio da realização regular da Pós-Graduação em Direitos Humanos, do Curso em Operações de Paz e Ação Humanitária, do Curso de Verão e da Conferência de Outono. O IGC fornece prestação de serviços, designadamente, formação, apoio técnico e consultadoria, incluindo pareceres, estudos, redação legislativa e de avaliação externa independente de projectos e entidades, na área dos Direitos Humanos e do Direito Humanitário, tendo como parceiros e destinatários entidades públicas (ministérios, escolas, tribunais, etc.) e privadas (empresas, associações, fundações, etc.), civis e militares, nacionais e estrangeiras.

O corpo técnico e docente do IGC é constituído por docentes da FDUC, por professores convidados, nacionais ou estrangeiros, nomeadamente lusófonos, e por profissionais ou peritos, com reconhecidos méritos científicos e profissionais nas áreas de ensino ou investigação do Instituto.

O Instituto promove o trabalho em parceria, pelo que privilegia o estabelecimento de protocolos de cooperação com institutos congéneres nacionais e de outros países, designadamente, lusófonos, com outras Universidades, agências da ONU e entidades que desempenhem funções no âmbito do objecto de trabalho do IGC, sendo frequente o intercâmbio com individualidades e entidades nacionais e estrangeiras de reconhecido mérito.