Maria João Guia

Maria João GuiaMaria João Guia é doutora em “Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI” (summa cum laude) e autora da tese “Imigração, ‘Crimigração’ e Crime Violento. Os Reclusos Condenados e as Representações sobre Imigração e Crime”. Publicou dois livros sobre Imigração e Crime (2008 e 2010), co-editou o livro “Social Control and Justice- Crimmigration in the Age of Fear” com Maartje van der Woude e Joanne van der Leun (livro nomeado para o Stein Rokkan Prize, 2013 ECPR), foi organizadora do livro “A Emergência da ‘Crimigração’”, ambos publicados em 2012. É editora e co-editora de publicações na Springer: “The Illegal Business of Human Trafficking” (2015), “Immigrant Detention, Risk and Human Rights” (com Robert Koulish e Valsamis Mitsilegas, no prelo), entre outras em curso. Tem uma série de artigos publicados em revistas, livros, livros de atas e edições das especialidades em que trabalha.
Em 2012 foi galardoada com uma bolsa do programa Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (SYLFF), pelas suas capacidades de liderança e de organização de projetos académicos. A rede internacional CINETS – Crimmigration Control International Net of Studies, (www.crimmigrationcontrol.com) que dinamiza, tem sido uma das suas prioridades académicas.
Assistente convidada do Mestrado em Criminologia e da Licenciatura em Direito do Instituto Superior Bissaya Barreto, em Coimbra (2012-2015). Professora profissionalizada, tem sido convidada para a organização de conferências, painéis, workshops, seminários, jornadas, cursos de formação, aulas, grupos de debate, internacionais (Congresso Americano e Europeu de Criminologia, Metropolis, Law and Society Association, CINETS) e nacionais, orientando e co-orientando teses de mestrado, doutorandos e pós-doutorandos nas mesmas linhas temáticas.
Dedicou-se a atividades de investigação académica e criminal (é Inspetora-Adjunta do SEF), tendo sido membro suplente do Grupo de Peritos para o Tráfico de Seres Humanos da União Europeia, até Agosto de 2011 e perita Externa da Comissão Europeia na área de Segurança, Liberdade e Justiça (2014). É membro de várias Sociedades internacionais (American Law and Society Association (CRN02): Immigration and Citizenship, American Society of Criminology, European Society of Criminology, Associação Portuguesa de Sociologia, The Border Crossing Observatory) e membro de vários projetos de investigação, entre os quais:

• “Os sem-direito: a cidadania “limitada” dos imigrantes ilegais e o seu acesso ao direito e à justiça na UE e em Portugal” do CES (coordenado por Doutor João Pedroso), Universidade de Coimbra (investigadora);
  • “A proteção dos direitos das vítimas na UE; a teoria e a prática da diversidade de tratamento durante os julgamentos criminais”, projeto financiado pela Comissão Europeia ao Centre for European Constitutional Law- Themistokles e a Fundação Dimitris Tsatsos, em parceria com o Institute for Advanced Legal Studies of the University of London (coordenadora e relatora por Portugal);
  • Projeto ReSaurSe - “Reviewing social auditing practices to combat exploitative brokering in Southern Europe”, projeto transnacional coordenado pela Doutora Clara Santos, da Faculdade de Psicologia e Ciências Educacionais da Universidade de Coimbra, Departamento de Trabalho Social e Observatório para a Cidadania e Intervenção Social (Investigadora Associada);

• Imigração e Crime
  • ‘Crimigração’ e Criminalização da imigração
  • Tráfico de pessoas e Direitos das vítimas
  • Criminalidade violenta e Reclusão