João Nogueira de Almeida

João Nogueira de AlmeidaNasceu em Angola a 25 de Março de 1964.

Fez a escolaridade pré-universitária em Angola, Mogofores (Anadia), Aveiro e Coimbra.

Licenciatura, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1989).

Concluiu o seu mestrado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1996.

Concluiu o Doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 2013 com uma tese intitulada: Sobre o controlo dos auxílios de Estado na União Europeia. Conteúdo, sentido e limites da análise económica na avaliação da compatibilidade dos auxílios de Estado com o mercado interno.

Entre 1989 e 1990, prestou serviço docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, tendo a seu cargo a cadeira de Noções Fundamentais de Direito.

Desde 1990, é Assistente da Faculdade de Direito de Coimbra, onde tem lecionado as disciplinas de Economia, Finanças Públicas, Direito da Concorrência, Moeda e Crédito, Políticas Financeiras e Políticas Económicas da União Europeia. Exerceu ainda atividade docente na Universidade Autónoma de Lisboa, onde lecionou Direito Constitucional, Noções Fundamentais de Direito, Direito Internacional Público e Direito Público da Economia e no ISCIA (Instituto Superior de Ciências de Informação e Administração), escola na qual lecionou, entre outras, a cadeira de Noções de Direito Civil.

Atualmente, tem a seu cargo a regência das cadeiras de Economia Política I e Economia Política II no curso de Direito e, da cadeira de Políticas Públicas, no curso de Administração Público-Privada, sendo ambos os cursos lecionados na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

É também o responsável, juntamente com o Dr. Pais Antunes, pela regência da cadeira de Direito da Concorrência (Curso de Pós-Graduação em Estudos Europeus - Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra).

• Ciências Jurídico-Económicas