Organização:

Nos termos dos seus estatutos, o Ius Gentium Conimbrigae tem como um dos seus fins “a promoção e o exercício da investigação, numa perspetiva transdisciplinar”, nos domínios do direito internacional, com especial relevo para os direitos humanos. Para aprofundar este objetivo estatutário, foi criado o Programa de Pós-Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos.

Trata-se de um programa não conferente de grau, da exclusiva responsabilidade científica e técnica do Ius Gentium Conimbrigae, conferindo um certificado emitido em seu nome com a menção “parceiro na discussão jurídica coimbrã” (Socii in Collatione Juridica Conimbrigensi).  

O programa pretende singularizar-se e diferenciar-se pela excelência e rigor intelectual, pela disponibilização de um fórum de ampla liberdade de pensamento, discussão e investigação, pela exploração teórica dos novos problemas dos direitos humanos, pela qualidade das obras científicas publicadas, pela inovação de temas, processos e metodologias, pela criação de comunidades conversacionais e epistémicas em rede e, não menos importante, pelo atendimento personalizado dispensado a todos os académicos que connosco queiram desenvolver a sua própria investigação.

Responsabilidade Científica do Programa:

Professores Doutores Joaquim Gomes Canotilho e Vital Moreira

Coordenação do Programa:

Professores Doutores Jónatas Machado e Rui Cunha Martins

Destinatários: 

Doutorados|as que queiram prosseguir a investigação académica numa fase pós-doutoral.

Objetivos:

O Programa de Pós-Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos – Direito, Política, História e Comunicação visa:

  • proporcionar formação especializada, ao nível do pós-doutoramento, na área da Democracia e dos Direitos Humanos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar;
  • promover a investigação de qualidade através da produção de trabalhos científicos de excelência;
  • promover a internacionalização ao nível do diálogo académico entre pares;
  • promover a intercomunicabilidade de redes internacionais de investigação.