O Boletim da Faculdade de Direito é uma revista centenária (Março de 1914-) e uma das mais antigas publicações vivas de Direito no espaço lusófono.

Ab initio, surgiu associado ao  Instituto Jurídico, sendo espelho do labor de investigação da Faculdade, aberto à comunidade jurídica nacional e internacional.
Desde 2013, com  a reconstituição do Instituto Jurídico como Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UI&D) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, volta a ser publicada com a sua chancela.

Na sua Comissão Redactora figu(ra)ram alguns dos mais distintos Professores portugueses de Direito que no diálogo com os seus pares lograram fazer do Boletimum fórum académico de discussão jurídica reconhecido como tal a nível internacional.

Todos os artigos são submetidos a um rigoroso procedimento editorial. O acolhimento de artigos de numerosos autores nacionais e estrangeiros (espanhóis, alemães, franceses e brasileiros, em particular), desde reputados professores e juízes a jovens investigadores do direito e das ciências sociais,  tem contribuído para que o Boletim se afirme como uma publicação jurídica verdadeiramente internacional.

 

Organizados em secções distintas, os artigos versam sobre as mais diversas questões da área jurídica, sendo uns mais de carácter doutrinal (Doutrina), outros de natureza ensaística (Escritos e Recensões) e os restantes, de carácter mais circunstancial (discursos institucionais, informações para memória futura), reflectem a fervilhante vida desta Escola.



Eventos / Conferências